Depois que você fez um ótimo investimento no seu envelopamento é importantíssimo tomar alguns cuidados para sempre mantê-lo limpo e com boa aparência. Para isso lavar o carro envelopado regularmente, não só ajudará a ter uma boa aparência, mas também prolongará a vida útil do seu envelopamento.
Se você sempre dirige em zonas urbanas ou industriais tem que estar ainda mais atento com os danos causados pelos raios ultravioleta (UV) e a poluição. A durabilidade do filme será reduzida se o envelopamento tiver grande exposição ao tempo. Portanto guardar o carro em uma garagem fechada e coberta é o ideal. Quanto mais o carro ficar exposto às interpéries, menor será a vida do envelopamento.
Como podemos lavar um carro envelopado adequadamente?
Lavagem automática:
Não é a melhor maneira de limpar carros envelopados, mas pode ser aceitável quando não há outra maneira. No entanto, a lavagem automática com escova será um desastre, pois a escova pode prender a borda da película, causando danos ao filme e arranhando.
Cera e polimento:
Evite a opção de cera e polimento na lavagem do carro, pois a maioria das ceras contém destilado de petróleo, que danifica o filme, embora seja OK para alguns filmes, desde que você se certifique de que a cera não contém esse ingrediente.
Não encere seu veículo caso o adesivo aplicado tenha acabamento fosco, porque a cera resultará no preenchimento da textura e manchas brilhantes aparecerão no envelopamento do seu carro.
Maneiras seguras de lavar um carro envelopado:
Lavagem à mão – a maneira antiga é sempre a melhor neste caso:
Molhe previamente seu veículo antes de fazer qualquer coisa. Isso evita arranhões na superfície. Use uma esponja para lavar com uma solução de água com sabão neutro. Recomenda-se fazê-lo de cima para baixo do seu veículo.
Não esfregue se não for necessário, ou poderá ocorrer abrasão. Ao finalizar a lavagem, enxágue bem o envelopamento com água limpa. Deixe o filme secar naturalmente (se você não puder esperar, pegue um rodo de silicone para remover a água e evitar manchas, em seguida, use uma toalha de microfibra ou toalha macia não abrasiva para terminar a secagem.
Dicas: Tenha cuidado ao limpar as bordas para evitar o levantamento. Não use nenhum detergente com componentes abrasivos, solventes fortes ou com álcool. Teste sempre o detergente antes de usar (em um ponto imperceptível do envelopamento).
Lavagem sem água:
Quando o seu carro não está muito sujo, o “waterless” é uma excelente escolha para você. Esses produtos manterão o nível de brilho e a vida útil do seu envelopamento. Mas certifique-se de testá-los antes de usar em toda superfície do seu carro. Porque será um desastre se o produto que você usar contiver cera. Manchas brilhantes aparecerão em todo o seu filme. Da mesma forma, deixe secar naturalmente quando terminar de lavar, ou seque-o com uma toalha de microfibra.
Lavadora de pressão:
Este deve ser o último método que você pode usar para lavar o seu carro. Uma lavadora de alta pressão pode resultar em efeitos negativos em seu envelopamento, incluindo levantamento das bordas e degradação. Mas se for sua única opção, você deve ser extremamente cuidadoso e seguir estas orientações:
• A pressão da água deve estar abaixo de 1200 psi (8 bars);
• Temperatura da água abaixo de 80°C;
• O bico deve estar a pelo menos 30 centímetros de distância das bordas e nunca paralelo.
“I love the scents of winter! For me, it’s all about the feeling you get when you smell pumpkin spice, cinnamon, nutmeg, gingerbread and spruce.”